COMO É O CLIMA NO VALE DO PATI?

 

Varia de períodos bem quentes e secos com sol forte a outros com chuva intensa.
Em períodos quentes e secos, atrativos como Cachoeirão podem não ter água. Há necessidade maior de hidratação e maior exposição solar. Por outro lado, poderá fotografar tudo com mais facilidade e sem correr o risco de danificar sua câmera fotográfica, caso ela não seja à prova d'água. Com calor intenso, o banho de cachoeira se torna ainda mais prazeroso.
Em períodos chuvosos, há muita lama nas trilhas e ventos fortes nas áreas mais abertas. Em algumas épocas do ano, o vento é frio. Embora a caminhada seja um pouco mais difícil, o visitante é recompensado com cachoeiras com maior volume de água e o Cachoeirão pode chegar a sua magnitude: cerca de 26 cachoeiras com até 300 metros de altura.
Para sua segurança, o planejamento inicial pode sofrer alterações conforme mudanças climáticas. Inclusive, pode haver cancelamento de visitas em dias chuvosos ou quando as suas condições de saúde não permitem que concretize o roteiro.
Locais de subidas íngremes são evitados em dias chuvosos, por exemplo, não só pela dificuldade em caminhar, mas pela perca de visão a partir das mais altas montanhas. Com rios mais cheios, a atenção deve ser redobrada ao caminhar e ao atravessá-los.

 

Clima no Pati