Camping Rio de Contas

Trekking seis dias
Travessia Gigantes do Nordeste - Exclusivo
Conquiste as maiores montanhas da Bahia

A partir de R$ 2.800,00 por pessoa (duas pessoas ou mais)

Trekking Exclusivo com a conquista das maiores montanhas da Bahia, subida aos Picos do Elefante (1.980m), Pico do Itobira (1.970m), Pico do Barbado com 2.033 metros, e contorno as outras montanhas acima dos 1.900m como a Serra da Mesa, Serra do Corvoão, Morro da Lapa Grande e a Serra do Bicho. A aventura continua com banho nas Cachoeiras Lavra Velha e Cristais. Banho no Poço Preto e no Poço das Andorinhas e visita ao Rio da Água Suja.

Pacote completo com Transporte, Guia, Hospedagem e Alimentação. Camping Selvagem.
A prestação dos nosso serviços começa na cidade de Rio de Contas.
Fazemos o transfer de Lençóis x Rio de Contas. Fazemos também o transfer de Vitória da Conquista x Rio de Contas.

Descrição do Pacote

Dia 01 - Rio de Contas / Contagem / Forquilha da Serra / Pico do Elefante / Pico do Barbado – Partiremos da sede de Rio de Contas em direção ao início da trilha com passagem pelos Gerais de Rio de Contas e diversas comunidades, quando estivermos próximos de andar iremos avistar os Picos do Barbado e Elefante. A caminhada começa com trechos planos e subidas leves, após 30 minutos andando, chegaremos ao trecho calçado e continuaremos até um local conhecido como Forquilha da Serra, guardaremos as nossas mochilas e seguiremos em ataque ao Pico do Elefante, a subida inicial requer cuidados, em seguida pegaremos trechos planos e semi planos, vamos em direção a cabeça, com subidas leves, lá do alto teremos uma vista completa da região, destaque para a Serra dos Três Morros. Parada para fotos e contemplação, faremos o retorno até a Forquilha e subiremos até o Pico do Barbado, a subida inicial requer cuidados e esforços por parte dos visitantes, seguiremos andando e quando estivermos próximos ao topo a dificuldade cai. O nosso acampamento será montado no topo, lá do alto veremos o belíssimo por do sol a 2.033m.
Transporte: 60km - Trilha: 10 km - Caminhada: 6 horas.

Dia 02 - Morro da Lapa Grande / Serra Itubira / Pedra do Gigante / Mata do Bicho / Serra da Mesa – Desceremos o Pico do Barbado e seguiremos em direção ao Pico da Lapa Grande, ao chegar do outro lado andaremos por um campo rupestre e iremos em direção a Serra Itubira, faremos um contorno na mesma seguiremos em direção ao Pico da Lapa Grande, onde teremos uma vista para a região de Rio de Contas, depois seguiremos por antigas áreas de garimpo e descendo a Mata do Bicho, atravessaremos o Rio Bicho e subiremos em direção a Serra da Mesa, local onde faremos o nosso segundo pernoite. Toda a região no passado foi área de garimpo de ouro e cristais, hoje estão coberto pela vegetação.
Trilha: 10 km - Caminhada: 6 horas.

Dia 03 - Vale dos Campinhos / Lapa da Mutuca / Córrego das Taquaras / Vale do Itobira / Pico do Itobira – Após o café, iremos em direção ao Vale dos Campinhos, uma planície com vista para o Pico do Itobira, Pico da Mesa e o Pico do Corvoão, seguiremos em direção a Lapa da Motuca, uma caverna usada por antigos garimpeiros como ponto de pouso, em seguida iremos em direção ao Córrego das Taquaras, pausa para lanche, logo em seguida, subiremos em direção ao Vale do Itobira, depois iremos em direção ao gigante, a parte final é em subidas íngremes e requer cuidados por parte dos visitantes. Ao chegar ao topo montaremos o nosso acampamento e teremos uma belíssima vista da região, à noite teremos um delicioso jantar nas alturas.
Trilha: 6 km - Caminhada: 6 horas.

Dia 04 - Vale do Mocotó / Mirante Bittencourt / Cachoeira dos Cristais / Cachoeira Lavra Velha – O dia começa com o nascer do sol, um dos fenômenos belíssimos, e após o café, desceremos e vamos em direção a um pequeno riacho onde reabasteceremos os nossos cantis, entraremos agora no Vale do Mocotó, a trilha tem vários trechos de descida e partes planas, era antiga rota de garimpeiros no passado, após três horas chegaremos ao Rio Mocotó, andaremos por mais 40 minutos até a Cachoeira do Mocotó, pausa para banho e descanso, seguiremos descendo o Rio até chegar à Cachoeira dos Cristais, outro belíssimo atrativo com mais uma pausa para mais um banho, seguiremos descendo até a Cachoeira Lavra Velha, uma das mais belas da cidade de Rio de Contas, local onde faremos o nosso penúltimo pernoite.
Trilha: 18 km - Caminhada: 8 horas.

Dia 05 – Vale do Mocotó / Rio da Água Suja / Poço do Melado  – Após o café da manhã, desmontaremos o nosso acampamento e seguiremos atravessando o Vale do Mocotó e às margens do rio de mesmo nome, seguiremos por longos trechos planos atravessando pequenas fazendas, após quatro horas chegaremos ao Rio da Água Suja, uma praia de água doce deserta, montaremos o nosso acampamento no Rancho Fundo, um abrigo feito pelos moradores da Vila de Arapiranga, em seguida tem um banho merecido no Rio da Água Suja e no Poço do Melado, dois belíssimos poços com suas águas escuras, à noite retemos um delicioso jantar em um lugar paradisíaco.
Trilha: 16 km - Caminhada: 6 horas.

Dia 06 – Pedra Furada / Poço das Andorinhas / Poço Pinga-pinga / Arapiranga  – Um dia com passeios mais leves, desceremos por estradas antigas até a Pedra Furada, uma pedra oca ao lado da trilha, desceremos com passagem por pequenos sítios e fazendas, depois andaremos em direção ao Poço das Andorinhas com caminhada de uma hora, chegaremos as margens do rio, e visita a vários poços e pequenas quedas d’água, seguiremos subindo até o Poço das Andorinhas, o poço é pequeno e tem uma cachoeira no local, próximo a cachoeira tem uma toca que foi área de garimpo no passado e hoje é berço de várias andorinhas. Pausa para banho e lanche no local, em seguida desceremos margeando o rio com passagem pelo Poço Pinga-pinga e vários poços pequenos, desceremos o rio e retorno para a estrada e caminhada até a vila de Arapiranga onde um carro estará à nossa espera para nos levar de volta a cidade de Rio de Contas. Antes de retornar para a sede faremos uma visita ao Mirante Aeroporto, local com 1.200m onde avistaremos do alto a cidade de Rio de Contas e teremos um belíssimo por do sol, coroando assim a nossa travessia.
Transporte: 40km - Trilha: 12 km - Caminhada: 6 horas.

Reserve o seu pacote com antecedência, não deixe para última hora, podemos não ter disponibilidade