Gerais do Rio Preto
Gerais do Rio preto
Cachoeira do Calixto

O melhor do Vale do Pati 5 dias e quatro noites

Elaboramos mais uma nova opção de pacote de passeios onde nossos clientes irão conhecer o melhor do Vale do Pati em apenas cinco dias. Os nossos clientes irão conhecer o Cachoeirão por cima e por baixo, Morro do Castelo, Poço da Arvore, Mirante do Morro do Castelo, Mirante da Lapinha, Cachoeira do Calixto, Mirante da Rampa e as cachoeiras dos Funis, Lagedo e Poço das Bananeiras. Com certeza será um dos pacotes mais completos sobre o Vale do Pati oferecido pela Chapadatur Ecoturismo.

Faça o agendamento dos seu pacote com antecedência, não temos como atender clientes que chegam de última hora, podemos não ter disponibilidade de devido a grande procura.

Início: Palmeiras ou Lençóis - Fim: Palmeiras ou Lençóis - Percurso de carro ida: de 40 a 90 km - Percurso total de Trilha: 80 km

Obs: o percurso de carro pode ser maior e vai depender do local de saída.

Todos os roteiros inclui: Transporte ida e volta, Alimentação completa, Hospedagem completa nas casas de nativos, Guia especializado.

DESCRITIVO

1° DIA - Serra do Beco / Gerais do Rio Preto / Rio Preto / Mirante do Arrodeio / Cachoeirão por cima / descida da Fenda do Cachoeirão / Casa de apoio

A aventura começa com saida a partir da cidade de Lençóis ou Palmeiras, com um percurso que varia entre 40 a 90 km, dependendo do ponto de Partida. Após o percurso de carro pegaremos a trilha de acesso ao Vale do Pati. A caminhada começa com nível baixo até os pés da Serra do Rio Preto, após esse ponto a dificuldade aumenta, após cerca de 40 minutos os visitantes estarão no topo da serra. Do alto da Serra do Rio Preto os visitates terão duas vistas paradisíacas, por um lado avistarão todo o percurso feito até o momento e à frente avistarão as montanhas mais altas do Pati, parada para fotos e contemplação. A caminhada segue em nivel plano e sem grandes dificuldades até o Rio Preto, atravessaremos o Rio e seguiremos em direção ao Cachoeirão. Ao chegar no Cachoeirão os visitantes estarão no alto de um penhasco com cerca de 300 metros, do alto desse penhasco despenca a segunda maior cachoeria da Chapada, em dias chuvosos é comum ter no local cerca de 26 quedas d'água, parada para fotos e contemplação, após contemplação os visitantes irão conhecer o Mirante Vale do Cachoeirão, outra bela vista do Cachoeirão pela lateral, parada para fotos e contemplaçaõ, logo após tem banho no pequeno poço do Rio Cachoeirão e nesse mesmo local será preparado o nosso lanche de trilha. Após o seguirems direto para a parte mais baixa do Vale do Pati com descida da Fenda do Cachoeirão, a descida requer cuidados para evitar escorregões, após a descida seguiremos para a casa de apoio do Sr Domingos.

Percurso de carro: de 40 a 90km - Tempo de Carro: entre 1 hora e meia a duas horas e meia - Percurso a ser percorrido: 16km - Dificuldade: Médio nos Gerais - Alto na descida da Fenda do Cachoeirão - Duração do Passeio: 10 horas - Trilha aberta com exposição solar em quase todo o seu percurso.

2° DIA - Cachoeirão por Baixo / Encontro do Rio Cachoeirão com o Rio Pati / Ponte sobre o Rio Pati / Poção / Prefeitura

- Após o reforçado café da manhã na casa do Sr Domingos seguiremos em direção ao Cachoeirão por Baixo, a caminahda começa em nivel plano mas logo em seguida a dificuldade vai aumentando, com subidas e descidas e passagem por áreas de matas e pedras em quase todo o seu percurso, após uma passagem por uma área de mata chega´se ao leito do Rio Cachoeirão, a caminhada segue agora pelas pedaras ao nelito do rio, ao chegar no local os visitante irão ver as duas p´rimeiras cachoeiras, em seguida avistarão as demais quedas d'água, em dias normais é comum avistar duas cachoeiras próximas e outras 5 quedas mais ao fundo. Parada para banho e contemplação, em seguida tem caminhadea de mais 30 minutos até o Poço do Cachoeirão, o mesmo tem um formato de Coração, parada para banho e lanche no local, após o lanche pegaremos o caminho de volta até a casa de apoiodo Sr Domingos, pegaremos as nossas bagagens e mseguiremos para o Pati do Meio num local conhecido como Prefeitura.

Percurso a ser percorrido: 10km - Duração do Passeio: 10 horas - Dificuldade - Alto quando próximo ao Cachoeirão - Médio e ou Baixo no resto do percurso - Caminhadas por áreas fechadas em sua maioria coberta por árvores com pouca exposição solar em quase todo o seu percurso.

3° DIA - Cachoeira do Calixto / Cachoeira do Palmito / Caminhada até a casa de apoio

Após o café da manhã na casa do Sr Jailson, é hora de conhecer um dos atrativos poucos conhecido do Vale do Pati, escondida entre as serras a Cachoeia do Calixto nos proporciona uma caminhada prazerosa pela mata com sombra em quase todo o seu percurso, e vários riachos com águas cristalinas. A caminhada começaem nível alto com um pequeno cntrono no Morro do Castelo e em seguida vai alternando entre subidas e descidas pequenas e após cerca de 2 horas de caminhada estaremos contemplando as belezas dessa bela queda d'água com cerca de 30 metros de queda em pelo menos três saltos seguida de um grande poço de águas escuras, parada para banho, contemplação e lanche, após o banho pegaremos a trilha de volta, mas antes tem visita a Cachoeira do Palmito, outra bela cachoeira escondida no Rio Lapinha, parada para banho e contemplação, em seguida pegaremos o caminho de volta até a Prefeitura, arrumaremos nossa bagagem e seguiremos para o Pari de Cima para outra casa de apoio.

Percurso a ser percorrido: 15km - Duração do Passeio: 10 horas - Dificuldade - Alto no ínício - Moderado no resto do percurso - Caminhadas por áreas fechadas em sua maioria coberta por árvores com pouca exposição solar em quase todo o seu percurso.

4° DIA - Morro do Castelo / Mirante de Cima / Mirante de Baixo / Passagem pela Lapinha / Poço das Bananeiras / Cachoeira do Funil / Cachoeira do Lagedo

Após o café na casa de apoio é hora de subir a maior elevação do Vale do Pati, com mais de 1.400 metros de altura o Morro do Castelo é uma visita obrigatória onde os vistantes terão acesso a três mirantes e uma pequena gruta. A caminhada começa em nível baixo e travessia do Rio Pati, mas logo em seguida vem as grandes subidas, mas cada esforço será recompensado com a chegada ao primeiro mirante, lá do alto avistaremos as casas próximas do Morro do Castelo, Morro do Cruzeiro e a Serra da Rampa, em seguida tem caminahda até a Lapinha do Morro do Castelo, atravesaremos a mesma  es eguiremos em direção ao Mirante da Lapinha, eleito pelos vistantes como uma das mais belas vistas do Vale do Pati, de lá avista-se toda a extensão do Vale da Lapinha e a lateral do Morro do Castelo, em seguida tem caminhada até a parte mais alta que se pode chegar a cerca de 1.400 metros de altitude, lá do alto os visitantes avistarão os campos gerais do Vieira, O vale da Lapinha, a Cachoeira do Calixto, o MOrro Peito e a Serra do Candombá. Parada para lanche e contemplação, após o lanche desceremos o Morro do Castelo e a tarde termina com banho na cachoeira do Funil, Poço das Bananeiras e a Cachoeira do Lagedo, após os banhos caminahda de volta para a casa de apoio.

Percurso a ser percorrido: 14km - Duração do Passeio: 10 horas - Dificuldade - Alto na subida e descida do Morro do Castelo - Moderado nas Cachoeiras - Caminhadas por áreas fechadas em sua maioria coberta por árvores com pouca exposição solar em quase todo o seu percurso.

5° DIA - Subida do Morro do Cruzeiro / Subida da Serra da Rampa / Mirante da Rampa / Gerais do Rio Preto / Banho no Rio Preto / Descida da Serra do Rio Preto

Chega a hora de deixar o Vale Encantado, a caminhada começa com subida do Morro do Cruzeiro, no alto do mesmo teremos uma vista de toda a área central do Vale, em seguida tem a descida do mesmo e subida da Serra da Rampa, após a subida os visitantes estarão no Mirante da Rampa a cerca de 1.200 metros de altitude com vista para os morros mais altos do Pati como o Morro Branco, Serra do Sobradinho, MOrro do Castelo e o Morro Manoel Vitor. Parada para fotos e contemplação, em seguida tem caminhada leve e plana até o Rio Preto, parada para banho e contemplação, em seguida a caminhada segue em nivel médio pelos Gerais do Rio Preto até chegarmos ao Mirante da Serra do Rio Preto, com parada para contemplação e avistar de longe parte do percurso feito até o momento, em seguida tem a descida da Serra dp Rio Preto e caminahda até o carro e transfer para a cidade de Lençóis ou Palmeiras.

Percurso a ser percorrido: 10km - Duração do Passeio: 6 horas - Dificuldade - Alto na Subida do Morro do Cruzeiro e Serra da Rampa - Médio e ou Baixo no resto do percurso - Caminhadas por áreas abertas com muita exposição solar.

VALORES POR PESSOA

Acima de 4 pessoas o valor é fixo

misto

Depoimentos dos nossos clientes

Clique aqui para ver o nosso regulamento quanto a política de reservas e cancelamentos.